domingo, 4 de julho de 2010

A Lei da Atração


Depois de 14 horas de curso no Hospital das Clínicas, estou de volta - viva e com mais conteúdo! Isso prova que o estudo não mata ninguém, apesar de massacrar de vez em quando. Pois bem, tenho mil coisas para contar mas não quero falar sobre o curso hoje, e sim sobre algo que me assombra a muito tempo: a Lei da Atração. Não que ela me persiga constante (eu até que gostaria!), mas eu tenho essa dúvida cruel referente a como as coisas chegam até nós. É essa questão de sorte, destino, acaso, coincidência... Já aconteceu comigo e aposto que com vocês também, mas qual seria a melhor explicação?

Logo após o seu lançamento, fiquei muito curiosa e adquiri o livro "O Segredo". Nem me lembro quanto tempo faz, mas sei que já faz alguns anos. Tenho o dom de comprar livros que deveriam ser esclarecedores e transformá-los em dúvidas que se arrastam por muito tempo. Enfim, não me lembro de tudo o que li, mas a principal mensagem é que devemos mentalizar constantemente e de forma intensa nossos desejos, e assim o Universo se encaminha de trazê-los até nós. O livro traz alguns exemplos de pessoas que seguiram isso e se deram bem na vida e afirma que podemos atrair tudo o que desejamos.

Primeiramente gostaria de dizer que não sou contra livros de autoajuda. Vejo que muitos pacientes psiquiátricos se apoiam em algumas filosofias para conseguirem reagir a fases difíceis de suas vidas e do tratamento, e isso traz resultados. Porém, isso não significa que eu seja adepta a eles ou concorde que eles tragam benefícios para todos os seus leitores. Observo uma certa apelação - ou prepotência, talvez - de alguns autores que afirmam ter encontrado a "fórmula da vida feliz". Sabemos que felicidade constante não existe, e a promessa de oferecê-la é uma ótima mentira para tornar seu livro um best-seller. Certos leitores acabam se convencendo tanto que carregam aquele conteúdo como filosofia de vida, sendo vítimas de uma espécie de "lavagem cerebral". É a partir daí que eu considero estes livros como prejudiciais, pois a maioria não tem fundamentação científica e prometem coisas que nem todos têm condições físicas, psíquicas, culturais e socioeconômicas para alcançar. Também posso citar a questão da Fenomenologia, que defende a maneira individual que cada pessoa tem de ver o mundo, provando que essa "terapia" em massa não pode ser considerada eficaz.

Voltando ao "O Segredo", não acredito que se eu desejar muito um certo carro ele virá até mim - até porque eu faço isso a anos e até hoje ele não veio. Acredito que a peça chave disso tudo esteja ligada ao afeto e a nossa vontade de conquistar as coisas. Vejamos: eu desejo muito esse carro... Por isso, resolvo me empenho nos estudos, me formo, conquisto um emprego maravilhoso e consigo comprá-lo. O que o trouxe até mim? Foi o Universo ou o objetivo de ter o carro, que fez com que eu planejasse a minha vida e traçasse um caminho que chegasse até ele? Ou melhor, será que se eu tivesse me acomodado e ficasse em casa o tempo todo mentalizando-o, eu realmente conseguiria comprá-lo?

O livro diria que o meu objeto de desejo poderia vir até mim de qualquer forma. Mas e se eu não tivesse dinheiro, se não me inscrevesse em nenhuma promoção, não jogasse na loteria, não comprasse produtos da Jequiti, não mandasse SMS para os programas da TV e não jogasse no bicho... Será que simplesmente uma pessoa tocaria a minha campainha dizendo que tem um presente para mim? Nisso eu não acredito, mesmo! E espero de verdade que as pessoas não acreditem que podem conquistar qualquer coisa sentadas no sofá da sala.

Já passei por coincidências na minha vida e confesso que algumas não sei explicar. Mas em todas eu estava lá ou fiz algo que pudesse justificar o acontecido - nunca foi algo sobrenatural. Por isso, digo que foram coincidências e não milagres da vida moderna. Acho que devemos acreditar em nossos sonhos, por mais impossíveis que eles pareçam ser - o sonho não impõe limites. Nem tudo na vida se realiza, mas tudo o que se concretiza se dá através da ação humana; por isso, quem vive com vontade e tem amor pelo que faz e pelo que é tende a conquistar mais facilmente seus objetivos.

2 comentários:

  1. Vivo falando e discutindo sobre este assunto. Li o livro(só as partes que me interessavam) e vi o filme. Alguns amigos meus,dizem que o Segredo é tudo e blablabla, outros dizem que é blasfemia. E para mim o grande problema que é pessoas de sucesso que aparecem no filme, dão a impressão que o Segredo é mais fácil que aprender a andar de bicicleta. Porém isso é um absurdo. Ontem estava andando pela Livraria Cultura,eis que a capa da Super interessante me chama atenção. Lá eles falam que já existe a fórmula do sucesso. Motivação+Treino+auto controle + sorte = Sucesso. Parece fácil... não digo que é impossível, mas não é tão banal. Para alguns falta motivação,outros esforço(treino), outros falta o emocional(auto controle) e o pior deles é a sorte. Ou seja para que funcione deve funcionar todos os fatores. Há físicos que já elaboraram uma fórmula da sorte,apesar de ficar apenas na teoria. Reza lenda que Einstein em seu leito de morte escreveu uma gigantesca fórmula, sobre a teoria da vida,do universo. Ele parece que escreveu no lençol onde padecerá,porém acidentalmente lavaram. Eu estava tentando formularizar uma teoria,chamada teoria complexa dos fatos. Mas pra variar ela acaba sempre na Fenomenologia. Basicamente acredito em que os fatos estão todos linkados,se relacionam num tempo espaço. Sim parecida com o "efeito borboleta" ,tanto que seria baseado nela. E as ações e reações humanas poderiam ser manifestadas em 3 formas: através do corpo físico, da mente e do espiríto. Esses seriam fatores internos,o externo que fico na dúvida quanto a classificação. Enfim obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, bom dia.
    Você já determinou que não acredita, foi sua escolha. Seu desejo é uma ordem. Lembre-se:
    Você fala, você decide!
    Abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir